Você deve estar se perguntando o seguinte, o que é linguagem corporal? Que tipo de comunicação é essa e como posso me desenvolver na minha área pessoal e profissional?
Calma! Eu tenho todas as repostas do que você precisar saber o que é linguagem corporal e qual tipo de comunicação ela se encaixa com a área de trabalho e na sua vida pessoal.
Lembre-se, a maneira como você se veste, conversa, expõe suas opiniões, altura da voz e até mesmo os gestos, podem dizer tudo sobre você.
Por exemplo, uma simples alteração de nervosismo pode indicar raiva, irritação ou até mesmo as pessoas que estão a sua volta pode sair perto de você e pensar que você é louco ou qualquer coisa pior do que isso.
Você quer descobrir quais são algumas dessas ações involuntárias e o que elas querem dizer? Veja o artigo até o final e faça sua própria analise corporal e tenha mais autocontrole em sua comunicação na área de trabalho, amizades e familiar.
O que é linguagem corporal?
Provavelmente você já deve ter escutado essa frase, “o corpo fala”, não é verdade? Pois é! A linguagem corporal está associada à comunicação não-verbal.
Ou seja, ela aparece em nossas posturas, gestos, ideias e pensamentos, nas expressões faciais e em todos os movimentos do nosso corpo.
Contudo, para você saber o que é linguagem corporal, você deve trabalhar a maneira de como você transmite a mensagem dentro deste conceito de movimentos, ideias e pensamentos em um contexto corporal.
Como resultado, não é difícil de compreender como funciona esse processo acontece diariamente em nossas comunicações. Quando estamos diante de uma pessoa, não temos acesso apenas ao que ela fala, mas também àquilo que o seu corpo mostra a todo momento.
Neste sentido, isso nos ajuda a entender o que o interlocutor quer dizer com as palavras que saem da sua boa. É o caso de um sorriso falso, por exemplo.
Um breve sorriso sem muita abertura das mandíbulas, pode dar a dica de que o sentido da mensagem é exatamente o oposto daquele que foi dito.
Além do mais, tudo isso é linguagem corporal e isso é fundamental para se comunicar, como iremos abordar no próximo tópico abaixo.
Qual é a importância da linguagem corporal?
Como você pode ter percebido acima no texto, como a importância da linguagem corporal é importante em nossa comunicação. Mas deixe-me fazer uma pergunta além do que é a linguagem corporal.
Você sabia que 60% da nossa comunicação é através da linguagem corporal? Além disso, você sabia também que 35% está relacionado a comunicação verbal, por meio do tom de voz? Pois é!
Dessa forma, se as relações interpessoais não existissem, seriam muito diferente se não pudéssemos contar com a avaliação do modo como o corpo se comporta durante uma conversa.
Portanto, se você quer ser líder de uma empresa, empreendimento ou qualquer negócio que seja, você tem que trabalhar neste ponto central que é a comunicação não verbal.
Quando se trata de liderança, manter a postura, organização, argumentação e persuasão, sua imagem física fica mais valorizada e a comunicação que você entrega fica mais clarificada.
Quais são os tipos de linguagem corporal?
Já mencionei alguns exemplos de linguagem corporal antes e, pasmem, são muitas formas de linguagens.
Portanto, se for basear em termos técnicos, existem cinco tipos para classificar a comunicação não verbal. Ou seja, aquela que inclui todas as manifestações não expressas em palavras, veja!
Características físicas
Este tipo de linguagem é usado no corpo e ambientes, que comunicam significado às outras pessoas. Considere o fato de suas preferências por estilo do corte de cabelo, moda, joias, automóveis, casa, música, etc.
Todas essas escolhas expressam significados para quem está ao redor sobre o que você valoriza e a imagem que deseja exibir. Como na maioria das comunicações, aparência pessoal, objetos e acessórios acontecem em espaços culturais sendo interpretados à luz desses contextos.
Cinésica
A cinésica é a forma como o corpo se comunica sem palavras e pelo movimento de suas partes. Este tipo de linguagem está relacionado aos gestos e as expressões faciais.
Alguns exemplos são: enrubescimento facial, menear de ombros, os movimentos dos olhos, mãos, etc.
A cinésica serve para vários tipos de situações como, entrevista de emprego, palestras, falas circunstanciais, etc. E quando se trata de expressões faciais, o rosto reflete emoções, intenções e desejos instintivamente.
Proxêmica
Proxêmica é uma disciplina que estuda a relação do indivíduo com o espaço físico. Ou seja, na relação indivíduo com o espaço, há dois aspectos que devem ser considerados: o território pessoal e as zonas de distância.
Território pessoal
O território pessoal é determinado pelo lugar onde você mora, isso é determinado culturalmente.
Zona de distância
A proxêmica trata de territórios pessoais, divididos em zonas de distância como: zona íntima, pessoal, social e pública.
Por exemplo, pessoa que ocupa uma cadeira a mais para colocar seus pertences ao invés de colocar em seu colo, sentar em cima de uma mesa do colega de trabalho entre outros.
Outro exemplo é a questão de subterritórios pessoais. A poltrona de uma sala pode ter “dono”, os frequentadores de bares possuem os lugares favoritos.
Paralinguagem
A paralinguagem é a parte da linguística que estuda os aspectos não verbais que acompanham com a comunicação verbal. Estes aspectos incluem o tom de voz, o ritmo da fala, o volume de voz, as pausas utilizadas na pronúncia verbal, e demais características que transcendem a própria fala.
O conceito da paralinguagem permite-nos perceber mais claramente as razões por que extraímos o significado não apenas do conteúdo literal das palavras, mas também através da maneira como elas são expressas.
A voz “embargada”, a falha na voz, o pigarrear, o falar mais baixo ou mais alto uma conversa, o tornar a fala mais aguda ou grave, são tudo exemplos de paralinguagem.
Tacésica
A tacésica é a disciplina de estudo do toque e de todas as características que o envolvem. O contato físico em si não é um acontecimento emocional, mas os seus elementos sensoriais provocam alterações neuronais, glandulares, musculares e mentais, às quais chamamos emoções.
Apesar de em muitas situações o toque poder ser uma boa maneira de “quebrar o gelo”, em tantos outros momentos um toque pode ser mal percepcionado e pode deixar na pessoa tocada uma sensação de desconfiança e desagrado.
Devido à complexidade do toque, que também observa diferentes nuances culturais, este deve ser usado com consciência e deve ser de evitar com pessoas desconhecidas e entre colegas de trabalho — visto que podem ser inapropriados, alvo de censura e considerados rudes, ameaçadores e intrusivos.
Conclusão
Conseguiu aprender o básico da linguagem corporal? Esperamos que você use esse conhecimento para ficar mais atentos aos detalhes da comunicação não verbal daqui pra frente.
Mas o principal disso tudo é que você consiga absorver todos os métodos da linguagem corporal e melhore cada vez mais sua comunicação para ser mais assertivo no contato com as pessoas. Além disso, comunicação é relacionamento, nunca se esqueça disso!
Eu espero que você tenha gostado do artigo!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.