Você quer saber como parar de procrastinar? Você é daquelas pessoas que adia as tarefas e nunca termina? Se sim, saiba que a procrastinação tem cura e, a verdade é que esse é um mal que afeta a todos em algum momento da vida.
Contudo, isso acontece quando temos que lidar com algum projeto ou tarefa e, nós arrumamos todos os motivos possíveis para evitar o que precisa ser feito.
Ou seja, é a falta de tempo, um pilha de tarefas para fazer, aquelas coisas que não agregam valor nenhum em nossas vidas. Como resultado, mais todos os outros tipos de desculpa que nós damos e inventamos para deixar tudo para a última hora ou para evitar fazer.
Mas o grande problema é que para algumas pessoas esse péssimo hábito toma conta de suas vidas e impede que vivam como gostariam.
Dessa forma, abaixo estará as 7 estratégias de como parar de procrastinar extraídas do livro 23 hábitos anti-procrastinação de S.J Scott que realmente vale muita a pena ler. Veja abaixo!
7 Passos de Como Parar de Procrastinar
Qual é o significado de procrastinação?
Podemos definir a palavra procrastinação como um comportamento para adiar algo que temos que resolver, deixar para lidar com a situação depois. Quem tem essa prática como hábito pode acabar comprometendo a qualidade do que é entregue ou mesmo deixando de cumprir com as obrigações.
1. Princípio 8020
Um dos principais motivos para procrastinarmos é a quantidade imensa de coisas que temos para fazer. Na minha opinião, isso é recorrente, pois as pessoas não conseguem definir o que é realmente importante.
O segredo aqui é fazer uma lista com todas as suas atividades. Ou seja, faça uma análise dessa lista e defina quais são os vinte por cento das atividades que são responsáveis por oitenta por cento dos seus resultados.
Ao fazer isso, é bem provável que você note que grande parte das coisas que você faz tem pouco impacto no seu trabalho, das suas relações, na sua saúde, e assim por diante.
Dessa forma, se você quer saber como parar de procrastinar, a ideia é focar nas atividades de alto impacto. Ou seja, eliminar o máximo que você puder ou, então delegar aquelas que ainda precisam ser feitas.
Nesse sentido, você reduz drasticamente a quantidade de coisas para fazer aumentando o seu tempo livre e obtendo resultados melhores.
E sempre que aparecer algo novo avalie, da mesma forma, nada de ficar incluindo atividades que ocupam muito tempo quem tem poucos resultados.
2. Comece o dia com as tarefas mais urgentes
Mesmo após definir as tarefas mais importantes, muita gente acaba tendo dificuldade em encontrar tempo para realizá-las e acarretando a procrastinação.
Não tente começar o dia limpando a sua caixa de e-mail, fazendo atividades rotineiras de baixo Impacto e, milhares e milhares de coisas para só depois fazer o que tem de mais importante.
Se você quer saber como parar de procrastinar, o segredo é começar o dia fazendo aquilo que é mais importante e que tem um maior impacto no seu trabalho e na sua vida.
Dessa maneira, fica muito mais fácil de você não ter tempo para se dedicar ao que realmente importa e aproveitar ao máximo a sua força de vontade.
A minha sugestão é você tirar alguns minutos na noite anterior para escolher de uma a no máximo três tarefas de alto impacto para fazer no começo do dia seguinte. Essa é uma ótima maneira de garantir que fará o que realmente importa.
3. Anote as ideias e faça uma revisão semanal
A primeira dica aqui é sempre ter um caderno para anotar os pensamentos e ideias que surgem ao longo do dia enquanto você faz outras coisas.
Se isso acontecer, pare tudo e anote imediatamente e depois volte ao que estava fazendo. Assim você organiza sua mente e evita que se esqueça das coisas.
Em primeiro lugar, você pode usar papel e caneta, mas eu recomendo que vocês usem Evernote que é um aplicativo de celular de agendas. Com este App, você consegue sincronizar o celular e o computador e assim sempre tem acesso às informações.
Em segundo lugar, faça pelo menos uma revisão por semana. Para a maioria das pessoas o domingo à noite talvez seja melhor opção.
Para saber como parar de procrastinar, a ideia é programar os seus próximos 7 dias em uma agenda podendo ser física ou eletrônica. A agenda do Google é ótima para isso. Contudo, seja o mais detalhado possível e marque tudo o que precisa fazer ao longo da semana.
E aproveite para revisar as ideias que você anotou no seu caderno e elimine o máximo que puder e, encaixas boas ideias na sua agenda.
4. Crie um senso de urgência
Segunda lei de Parkinson, o tempo que se leva para terminar uma tarefa está diretamente relacionado ao prazo que ela tem.
Isso quer dizer que se você tem 10 dias para fazer algo, é bem provável que você leve os mesmos dez dias para fazer.
O pulo no gato aqui, é justamente reduzir os prazos e deixá-los apertados. Se algo normalmente demora uma semana tente reduzir para cinco dias. Faça disso um jogo para impulsionar os seus resultados.
Além disso, funciona ainda melhor quando você tem que se comprometer com outras pessoas. Por exemplo: se o seu chefe lhe deu cinco dias para fazer algo, diga para ele que você irá fazer em três ou quatro dias.
Pode parecer loucura, mas você vai perceber que em muitos casos você pode fazer mais coisas e sem perder a qualidade apenas reduzindo o prazo e, principalmente acabando com a procrastinação.
5. Adicione recompensas e consequências
Clique Na Imagem e Descubra Como Vencer na Vida Usando a Sua Mente!
Uma boa maneira de se incentivar a fazer algo é adicionando uma recompensa caso aquilo seja feito. É bem simples!
Você apenas precisa dar um prêmio a si mesmo por concluir a tarefa corretamente e dentro do prazo. Pode ser um jantar diferente, um presente para você mesmo, um dia na praia, ou seja, algo que estimule você a concluir o projeto.
Portanto, para intensificar a ideia ainda mais e aumentar o contraste com um prêmio, adicione consequências negativas caso você não termine a tarefa.
Pensa em coisas que você não gostaria de fazer. Por exemplo: pagar o almoço para todo mundo, ter que fazer alguma tarefa desagradável ou ficar sem algo que você goste por muito tempo.
6. Comece aos poucos
Um dos principais motivos da procrastinação é o fato das tarefas para serem muito desafiadoras. Sendo assim, tente reduzir o máximo possível destas tarefas.
Em outras palavras, vamos supor que você queira caminhar 30 minutos por dia, se você tem dificuldade em implementar novos hábitos, você poderia começar na primeira semana com cinco minutos de caminhada, um exemplo. Ou seja, isso é algo bem fácil.
Na segunda semana, você aumenta para 10 minutos, na terceira semana para 15. Siga adicionando cinco minutos por semana até chegar nos tão desejados 30 minutos.
7. Monitore o seu progresso
Um dos motivos de procrastinar é a falta de motivação e, uma das soluções para isso é acompanhar o que temos para fazer.
Existem diversos aplicativos para monitoramento de hábitos, você deve listar os hábitos que desejam implementar em sua vida.
Você pode configurá-los para fazê-los todos os dias, alguns dias na semana, semanalmente ou uma vez por mês. Como resultado, você pode marcar lembretes e definir horários.
A ideia é que você acesse o aplicativo e vai marcando o que for fazendo ao longo do dia. Acompanhar os seus hábitos tem dois grandes benefícios.
Primeiro, você terá uma motivação extra para continuar fazendo a mesma tarefa que já estava fazendo a vários dias e, não vai querer interromper a sequência jamais.
Segundo, você poderá verificar seu progresso ao longo do tempo e ver o quanto você evoluiu, isso dará uma sensação muito boa ver que você conseguiu criar um hábito e melhorou a sua rotina, isso ajuda a manter o ritmo.
Essas foram às sete estratégias básicas e poderosas de como parar de procrastinar e para aumentar a sua produtividade. Espero que tenha gostado!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.