O livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas foi escrito em 1936 por Dalie Carnegie e vendeu mais de 50 milhões de cópias ao redor do mundo todo. É um dos livros mais queridos de pessoas bem sucedidas na vida.
Nesse sentido, muitos livros foram escritos com base nas suas ideias, ele possui conceitos fundamentais as relações humanas. Além disso, é essencial para conquistar novas amizades, aprofundar relacionamento, influenciar pessoas e para exercer melhor o papel de liderança.
São trinta princípios-chave apresentados e, por esse motivo eu vou apresentar algumas das minhas ideias favoritas!
Três Princípios de Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
1. Não critique, não condene, não se queixe
Bob Hoover era um piloto muito conhecido nos Estados Unidos. Certo dia Bob estava fazendo suas acrobacias em Los Angeles e, ao terminar decidiu retornar à pista.
De repente quando estava 300 pés de altura, ambos os motores da aeronave pararam de funcionar. Mas graças a sua grande experiência ele conseguiu pousar e, embora ele não tenha se ferido, o avião ficou completamente destruído.
Após fazer o pouso de emergência, Bob foi examinar o tanque de avião e como suspeitava descobriu que aeronave tinha sido abastecida com combustível errado.
Dessa forma, ele decidiu voltar para o aeroporto para verificar o motivo do engano e procurou pelo responsável pelo abastecimento. Ao se aproximar, o rapaz se mostrou profundamente abalado com o erro que havia cometido e começou a chorar, ele havia destruído um avião caro que poderia ter matado o famoso piloto.
Você consegue imaginar todas as palavras cruéis e duras, todas as críticas que o famoso piloto viria fazer ao mecânico? Pois é, ele não fez nada disso.
Ou seja, o Bob abraçou o mecânico e disse: para provar que tenho certeza que você jamais cometera esse erro novamente, quero que você abasteça o meu outro avião amanhã. Impressionante não é mesmo?
O que a maioria das pessoas teria feito nessa situação? Provavelmente, teriam criticado condenado, dito todas as palavras mais cruéis possíveis ao mecânico.
E o que teria acontecido? O mecânico provavelmente tentaria se defender e se justificar pelo erro. Em outras palavras, a crítica teria ferido precioso orgulho e vaidade do indivíduo, abalado o seu senso de importância destruído ou sua confiança e, gerado o ressentimento.
Esse ressentimento pode acabar com os funcionários distanciar os membros da família e destruir amizades.
Trate as outras pessoas como você gostaria de ser tratado
BF Skinner um psicólogo mundialmente famoso, realizou experimentos com animais e descobriu que quando um animal é recompensado por um bom comportamento ele aprende muito mais rápido.
Ou seja, ele retém por muito mais tempo conteúdo aprendido do que quando o animal é castigado por seu mau comportamento.
Estudos recentes mostram que o mesmo acontece com humanos. Nesse sentido, além de gerar recentemente destruir as relações, a crítica pode não funcionar da maneira que você deseja.
Qualquer tolo consegue criticar e condenar as outras pessoas. Mas é preciso de um verdadeiro caráter e um forte autocontrole para compreender e saber perdoar os outros pelos seus erros.
Lembre-se, trate as outras pessoas como você gostaria de ser tratado. Afinal de contas, algum dia você pode estar do outro lado!
2. Aprecia de forma honesta e sincera
Um dos princípios mais profundos da natureza humana, algo que todos os seres humanos desejam muito, é se sentirem importantes. Sim, a importância é o desejo que faz as pessoas correrem atrás de grandes conquistas.
Por exemplo: escalar montanhas enormes, terem casas maiores do que precisam, comprarem roupas da última moda e carros caros.
É esse mesmo motivo que faz as mães falarem de como seus filhos são inteligentes. Como resultado, é por esse mesmo motivo que nós gostamos tanto de sermos valorizados e apreciados.
Porém, muitas pessoas não percebem a importância de valorizar as outras, e o pior, fazem o contrário. Quando elas não gostam do que as pessoas fazem, elas criticam condenam e se queixam.
Mas quando gostam do que fazem, elas ficam quietas e não falam absolutamente nada ou até pensam em coisas absurdas. Essa é uma grande realidade cotidiana.
O que você deve entender é que, sempre terá alguém com quem possa lhe ajudar e reconhecer o seu trabalho.
Dessa forma, ative em você a honestidade de reconhecer as pessoas ao seu lado e se comprometer em gerar valor, só assim sua vida irá prosperar.
3. Desperte um forte desejo na outra pessoa
Em todos os verões, o autor do livro Dalie Carnegie, pescava no Rio Maine, pessoalmente ele era apaixonado por morangos. Mas por alguma estranha razão, os peixes gostam mais de minhocas.
Em suma, quando ele ia pescar, ele não pensava no que ele mais gostava e colocava morangos de iscas, mas sim pensava no que os peixes gostavam. Desse modo, usava minhocas para pescar os peixes.
Porque não usar o mesmo princípio para conquistar as pessoas? Se você quer que as pessoas façam determinada coisa, você precisa compreender o ponto de vista dela.
Ou seja, você precisa entender o que é interessante para ela se você quiser despertar ao Forte Desejo na pessoa.
A Fórmula fundamental de como influenciar as pessoas
Por exemplo: uma das coisas que mais quero neste momento é ganhar seguidores no meu Instagram para vender meus produtos digitais.
O que você acha que eu conseguiria se eu olhar apenas para mim mesmo, apenas para o que é interessante para mim e saísse por aí falando: Ei, estou querendo chegar a 10 mil seguidores no Instagram, por favor, siga-me.
Isso não quer dizer nada para você. Porque você iria me seguir apenas porque eu quero? Olhe por aí e veja quantas pessoas fazem isso, é claro, não tem resultado nenhum.
Provavelmente essas pessoas ainda não leram Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas. Então ao invés disso, o que eu faço?
Bem, se você está lendo esse artigo, posso dizer que você está interessado por alto desenvolvimento. Então a melhor maneira possível, eu apresento de uma forma didática e envolvente trazendo grandes ideias que podem impactar a sua vida.
Logo em seguida, depois de fazer tudo isso eu coloco no final do meu artigo assim: se você quiser ver mais outros artigos deste mesmo modelo de aprendizagem, se inscreva no meu newsletter.
Da mesma forma, se você estiver realmente interessado em aprender mais e eu fizer um bom trabalho as chances são maiores de você se conectar nesta aprendizagem!
Esses foram os três princípios primordiais de como fazer amigos e influenciar pessoas. Espero que tenha gostado!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.